quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Degustação de Histórias

"Contos Ciganos" da atriz Gabriela Hess é uma imersão na cultura gitana pelo despertar dos sentidos. Desfile de sabores e aromas envoltos pela magia de histórias milenares tradicionais

Por Patrícia Rocco

O mundo cigano e todo o seu encantamento. É para onde nos leva a atriz Gabriela Hess com seu projeto que une gastronomia, contação de histórias, ambientação típica, aromas, música e figurinos coloridos.

Durante as três horas de espetáculo, o público é transportado para uma verdadeira experiência sensorial e a uma viagem pela imaginação. Contos ciganos declamados em clima de festa e o tempero especial para essa combinação são os pratos cuidadosamente preparados para envolver ainda mais o espectador nas delícias da cultura do povo nômade.

E Gabriela Hess dá o tom e desperta. É ela quem conduz o espetáculo no papel da contadora de histórias e, com um sorriso de menina, provoca envolvimento. A força com que carrega as palavras é arrebatadora e o gestual expressivo colore a imaginação do público em momentos que transitam por diversos campos da emoção.

Fazendo jus à musicalidade dos ciganos, os contos são acompanhados por melodias típicas e, nos momentos mais expressivos, as atenções recaem sobre o violonista Arthur Iraçu que dita o ritmo e marca o compasso de cada história.

Memória degustativa - Entre uma contação e outra, o jantar é servido. No cardápio, as comidas temperadas por fortes iguarias como gengibre, mel e calda de vinho trazem à tona alguns aspectos da memória degustativa, proporcionando a experiência de ultrapassar fronteiras e viajar pela cultura gitana por meio da degustação.

Maçã assada com farofa de castanha do Pará, laranja com especiarias, sangria, sopa de cenoura com gengibre e mel são alguns dos itens servidos com a assinatura da chef Joana Leis – responsável pela elaboração do cardápio inspirado na culinária originária da Espanha, Andaluzia e Catalunha.
Mas, o ingrediente mais importante dessa cozinha e que costura a proposta de “Contos Ciganos” é o resgate da tradição oral, característica da língua ágrafa dos nômades, um idioma sem forma escrita.
Assim como sua perpetuação que conta somente com a transmissão oral dos conhecimentos, a contação de histórias neste espetáculo pega carona no costume e resgata nas pessoas a capacidade de imaginar. De se deixar envolver pelas palavras e transportar-se para universos (físicos e psicológicos) dos mais diversos.

“Ser contadora de histórias representa alegria no sentido de poder me transformar no outro, olhar o mundo por meio de uma ótica diferente da minha, cultural e existencialmente”, reflete a atriz.

O projeto “Contos Ciganos” conta ainda com o apoio da casa de cultura Estrellas Gitanas, de São Paulo, que fornece elementos de pesquisa e conteúdo cênico para as apresentações como as danças típicas que são realizadas durante o espetáculo.

É com muito exotismo e fascínio que o projeto de Gabriela Hess e sua trupe enaltece e desmistifica a cultura cigana. Traz para muito perto o calor e a energia contagiante dos valores, crenças e jeito de viver desse povo de costumes ruidosos, ornamentados, apaixonados e livres.

"O céu é meu teto, a terra minha pátria e a liberdade minha religião”. (Pensamento Cigano)

Alguns momentos do espetáculo
Fotos: Patrícia Rocco

Gabriela no santuário cigano (Lola Bistrot)

Interação com o público é marca registrada de "Contos Ciganos"

O músico Arthur Iraçu

E Gabriela é pura emoção

Joana Leis, a Chef

A alegria dá o tom do espetáculo!


... e a sensual dança cigana contagia o público

O figurino!

As mãos...

... e o mistério da cigana.

Projeto “Contos Ciganos”

Ficha técnica:
Atriz: Gabriela Hess
Direção: Priscila Harder
Músico: Arthur Iraçu (Violonista e Percussão)
Chef: Joana Leis

** O espetáculo aconteceu no restaurante Lola Bistrot (Vl. Madalena – SP), ano passado.
A agenda de apresentações para 2008 ainda não foi divulgada.


Nenhum comentário: