
Transformar a realidade. Refletir e representar, sonhar, emocionar e seguir assim... brincando e reinventando a vida. Eis o artista e por ele nasceu o Misen-En-Scène. Um dedinho de prosa sobre a arte. Essa mesma que salta sobre nós a todo instante.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Satyrianas: Festa do teatro invade a Praça Roosevelt e colore o centro velho de SP com muita arte e improviso
Pela primeira vez participei do "Satyrianas - Uma Saudação à Primavera", o maior evento teatral do país promovido pela cia. Os Satyros. A experiência de quase 4 dias dormindo pouco foi muito interessante pois, além de compartilhar com as pessoas lá presentes o momento especial, pude ter uma nova visão acerca dos "fazedores" de cultura da cidade.
Desejo vida longa às Satyrianas! Esse grande encontro com a arte, com a emoção humana e com a beleza da celebração à vida a céu aberto. No passo dessa dança, o colorido se fez presente e a paixão com que esses artistas se debruçaram em seu fazer teatral contagiou os espectadores que, como eu, deixaram a velha praça com os olhos mais brilhantes.
Para saber tudo o que rolou nas Satyrianas, entre no site: http://www.blogger.com/www.satyros.com.br
Momentos da festa:
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Il Postino: Massimo Troisi emociona em 'O Carteiro e o Poeta'
Último filme do ator e roteirista italiano Massimo Troisi, "O Carteiro e o Poeta" (Il postino, 1994) se passa em uma isolada ilha do Mediterrâneo (década de 50) na qual o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila por razões políticas. Lá conhece Mario Ruoppolo (Massimo Troisi) - o carteiro quase analfabeto, seu fã - com quem acaba fazendo uma bela amizade.A partir da convivência próxima entre os dois, o poeta tenta ajudar - por meio da poesia - o pobre carteiro a conquistar a bela dama por quem é apaixonado. No meio desse processo, Mario Ruoppolo vê sua vida sendo transformada a partir do contato com as palavras e do aprendizado com o chileno Neruda.
A história é baseada no livro do escritor chileno Antonio Skarmeta, "Ardiente Paciencia" e é a segunda versão para as telas do romance. A primeira, dirigida pelo próprio escritor, em 1983, recebeu o mesmo título, e o filme, assim como na história original, se passa no Chile durante o governo Allende.
O ator e roteirista Massimo Troisi, 41 anos, que sofria de uma cardiopatia, morreu no dia seguinte ao término das filmagens.
Prêmios e indicações:
* Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, composta por Luis Enríquez Bacalov - 1996 (EUA)
* Indicado para os prêmios de Melhor Ator (Massimo Troisi), Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado - 1996 (EUA)
* Melhor filme estrangeiro pela Academia Japonesa de Cinema - 1997 (Japão)
* Melhor Filme em Língua Não Inglesa - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Prêmio Anthony Asquith para música de filme - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Prêmio David Lean como melhor direção - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Indicado nas categorias de Melhor Atuação de Ator Protagonista (Massimo Troisi) e Melhor Roteiro Adaptado - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Melhor Edição - 1995 - Prêmio David di Donatello (Itália)
* Indicado na categoria Melhor Música - 1995 - Prêmio David di Donatello (Itália)
* Melhor Filme Estrangeiro - 1996 - Prêmio Sant Jordi (Espanha)
* Prêmio da Audiência como melhor filme - 1995 - Mostra Internacional de Cinema SP (Brasil)
Neruda: - Querer não é importante. As imagens devem surgir espontaneamente.
Ruoppolo: - Você quer dizer que o mundo todo, o mar, o céu com a chuva, as nuvens... o mundo todo é, todo ele, metáfora de alguma outra coisa?"
domingo, 18 de novembro de 2007
Dramaturgias: Leituras e debates sobre dramaturgia contemporânea no CCBB-SP
Em São Paulo há opções culturais pra lá de boas e baratas. E, neste caso, é de graça mesmo!Diálogo com outras obras, outras cenas, outros artistas
Misen-en-Scène no Digestivo Cultural
Obrigada, Julio, pela força!
http://www.digestivocultural.com/blog/post.asp?codigo=1674
Guerreira Clara de todas as canções

Identidade - Melhor Curta-Metragem na categoria documentário

Após meses de intensas atividades de produção, dedicação total à agenda das mais diversas fontes e todo o caos que envolve a "confecção" de um documentário jornalístico amador, "Identidade" foi eleito o melhor curta-metragem na categoria documentário no II FECUNI (Festival de Curtas Universitário).
Produzido pela equipe do Tia Emídia, produtora recém criada por três jovens que ainda nem saíram dos bancos da universidade, o projeto nasceu a partir da questão: "Quem é você?" E assim seguiram. Elegeram as fontes e, com treze perguntas, para onze pessoas, montaram o vídeo vencedor.O projeto deve prosseguir, segundo seus idealizadores, 2008 adentro. A idéia agora é melhorar a pós-produção e encarar alguns festivais, como o de Gramado, por exemplo. Boa sorte, meninos!
Mais informações e um drops de "Identidade" na postagem de Outubro. Confira aqui:




