domingo, 18 de novembro de 2007

Dramaturgias: Leituras e debates sobre dramaturgia contemporânea no CCBB-SP

Em São Paulo há opções culturais pra lá de boas e baratas. E, neste caso, é de graça mesmo!

Dramaturgias é um programa do Centro Cultural Banco do Brasil (SP) voltado para a leitura de textos da literatura dramática contemporânea, seguida de debate com mediador, autor, diretores e atores.
Esta iniciativa acontece desde 2002 e, a partir dela, diversas peças teatrais tornaram-se realidade nos palcos brasileiros.
A próxima e última leitura será "O Mistério das Marias", de Cristina Mato Grosso. Dia 28/11, às 20hs, no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro, SP. Tel. (11) 3113-3651 ou bb.com.br/cultura. Os ingressos - grátis - podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, na bilheteria do espaço.

Revelando autores fora do eixo Rio-SP
Neste segundo semestre, o ciclo Novos Talentos do projeto Dramaturgias prestigiou o trabalho de autores consagrados e premiados fora do eixo Rio-SP.

A escolha foi de José Eduardo Vendramini, consultor do programa (dramaturgo, diretor e professor titular de Direção Teatral na USP), e teve por objetivo prestigiar escritores pouco conhecidos do grande público mas que, segundo ele, vêm traçando suas trajetórias com trabalhos consistentes, intensos e provocadores. São eles: José Mapurunga (Auto do Rei Leal), Marcos Barbosa (Avental Todo Sujo de Ovo), Ivo Bender (As Núpcias de Teodora) e Cristina Mato Grosso (O Mistério das Marias).

Diálogo com outras obras, outras cenas, outros artistas
Outro fator de destaque é que as quatro obras escolhidas dialogam com outras obras e gêneros teatrais, ou com fatos históricos ou com artistas popularmente conhecidos e que trazem forte carga emocional ao público. Nestes textos, os autores estabelecem uma livre e criativa "conversa" com referenciais artísticos existentes. Veja:

* AUTO DO REI LEAL - faz referência direta ao rei Lear, de Shakespeare.

* AVENTAL TODO SUJO DE OVO - homenagem à Clara Nunes - que renasce em cena.

* AS NÚPCIAS DE TEODORA - livre referência histórica à revolta dos Muckers. Retoma elementos da tragédia grega.

* O MISTÉRIO DAS MARIAS - retoma obra de Gil Vicente. Neste caso, um auto de Natal em forma de cordel.

Sinopse das Leituras, Direção e Elenco

* AUTO DO REI LEAL, de José Mapurunga

Texto inspirado em imagem encontrada no conto popular de várias culturas do mundo, cujo conflito é desencadeado quando um velho pai divide seus bens e o seu poder e, confiando no amor, entrega-se aos cuidados dos filhos, recebendo como pagamento a ingratidão. O enredo e personagens como o Rei Leal e as três filhas parodiam o Rei Lear, de Shakespeare, para colocar em questão a situação do idoso hoje. Escrita em versos de sete sílabas (redondilhas) e com a mesma disposição matemática de rimas da literatura de cordel, a história acontece numa atmosfera atemporal, em que se mesclam elementos contemporâneos e arcaicos e personagens atualíssimos, como o Catador de Lixo e o gigolô Barão do Pau Maior, decisivos no enredo.

Direção: Ilo Krugli. Elenco: Grupo Ventoforte.

* AVENTAL TODO SUJO DE OVO, de Marcos Barbosa

Há uns vinte anos, o menino Moacir fugiu de sua casa no interior do Brasil, sem deixar rastro ou notícia. Desde esse dia, as vidas de Antero e Alzira, os pais, se resumem ao cotidiano de uma cidade esquecida, entre a igreja, a praça e a casa da vizinha Noélia. Cada um ao seu modo, eles remóem dia-a-dia a lembrança da perda do filho e a dolorosa esperança de que o menino Moacir esteja bem onde estiver, de que ainda se lembre dos pais, de que um dia retorne ao lar abandonado. Um dia, enfim, Moacir volta, mas já não é mais um menino.
Direção: Antonio do Valle. Elenco: Denise Del Vecchio, Roberto Arduin, Maria do Carmo Soares e Dagoberto Feliz.


* AS NÚPCIAS DE TEODORA, de Ivo Bender
Cristóvão Hagemann, adepto da seita Mucker, vê-se obrigado a mandar buscar a filha primogênita. O comando parte de Jacobina, líder espiritual do grupo, que afirma ter recebido ordem divina: para que os Mucker saiam vitoriosos em iminente confronto com o exército imperial, Deus exige a imolação da filha primogênita de Hagemann. Assim, sob o pretexto de casar a filha com um dos companheiros da seita, Hagemann obriga a menina a viajar para o acampamento.

Direção: Antonio Gilberto. Elenco: Luiz Guilherme, Lilian Blanc, Renata Zanetha, Javert Monteiro, Clarissa Rockenbach, Tony Giusti, Danilo Grangheia e Fábio Toro.

* O MISTÉRIO DAS MARIAS, de Cristina Mato Grosso
A peça, escrita em forma de cordel, trata do nascimento de Jesus e da Peregrinação de Maria e José com os anjos, até o nascimento de Jesus. Maria é socorrida por uma Maria Profana e o menino nasce num esconderijo de cangaceiros, tendo por padrinho o famoso Jesuíno Brilhante, cangaceiro do século XIX.
Direção: Romero de Andrade Lima. Elenco: Grupo Circo Branco

Nenhum comentário: