terça-feira, 20 de novembro de 2007

Il Postino: Massimo Troisi emociona em 'O Carteiro e o Poeta'

Último filme do ator e roteirista italiano Massimo Troisi, "O Carteiro e o Poeta" (Il postino, 1994) se passa em uma isolada ilha do Mediterrâneo (década de 50) na qual o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila por razões políticas. Lá conhece Mario Ruoppolo (Massimo Troisi) - o carteiro quase analfabeto, seu fã - com quem acaba fazendo uma bela amizade.

A partir da convivência próxima entre os dois, o poeta tenta ajudar - por meio da poesia - o pobre carteiro a conquistar a bela dama por quem é apaixonado. No meio desse processo, Mario Ruoppolo vê sua vida sendo transformada a partir do contato com as palavras e do aprendizado com o chileno Neruda.

A história é baseada no livro do escritor chileno Antonio Skarmeta, "Ardiente Paciencia" e é a segunda versão para as telas do romance. A primeira, dirigida pelo próprio escritor, em 1983, recebeu o mesmo título, e o filme, assim como na história original, se passa no Chile durante o governo Allende.

O ator e roteirista Massimo Troisi, 41 anos, que sofria de uma cardiopatia, morreu no dia seguinte ao término das filmagens.

Prêmios e indicações:
* Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, composta por Luis Enríquez Bacalov - 1996 (EUA)
* Indicado para os prêmios de Melhor Ator (Massimo Troisi), Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado - 1996 (EUA)
* Melhor filme estrangeiro pela Academia Japonesa de Cinema - 1997 (Japão)
* Melhor Filme em Língua Não Inglesa - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Prêmio Anthony Asquith para música de filme - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Prêmio David Lean como melhor direção - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Indicado nas categorias de Melhor Atuação de Ator Protagonista (Massimo Troisi) e Melhor Roteiro Adaptado - 1996 - BAFTA (Reino Unido)
* Melhor Edição - 1995 - Prêmio David di Donatello (Itália)
* Indicado na categoria Melhor Música - 1995 - Prêmio David di Donatello (Itália)
* Melhor Filme Estrangeiro - 1996 - Prêmio Sant Jordi (Espanha)
* Prêmio da Audiência como melhor filme - 1995 - Mostra Internacional de Cinema SP (Brasil)

Neruda: - Querer não é importante. As imagens devem surgir espontaneamente.

Ruoppolo: - Você quer dizer que o mundo todo, o mar, o céu com a chuva, as nuvens... o mundo todo é, todo ele, metáfora de alguma outra coisa?"

Nenhum comentário: