quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Satyrianas: Festa do teatro invade a Praça Roosevelt e colore o centro velho de SP com muita arte e improviso


Fotos: Patrícia Rocco

Pela primeira vez participei do "Satyrianas - Uma Saudação à Primavera", o maior evento teatral do país promovido pela cia. Os Satyros. A experiência de quase 4 dias dormindo pouco foi muito interessante pois, além de compartilhar com as pessoas lá presentes o momento especial, pude ter uma nova visão acerca dos "fazedores" de cultura da cidade.

No dia 11 de outubro foi dada a largada para 80 horas de atividades culturais ininterruptas, como leituras dramáticas, saraus, shows, cafés literários, debates, palestras e espetáculos que acabaram somente no domingo, 14.

A Praça Roosevelt (centrão velho de São Paulo), palco da comemoração, ferveu. Público e artistas circularam livremente pela grande festa e o relógio foi a última preocupação. Durante os quatro dias, tardes, noites e madrugadas, a disposição da galera e a alegria da reunião foram o cenário perfeito para a confraternização na praça e seus arredores.

A idéia da vigília cultural surgiu há 16 anos e, a cada primavera, vem reunindo mais adeptos. Ano passado, cerca de 12 mil pessoas acompanharam a programação. Este ano, sob o tema "O Ator e Seu Personagem", a 8ª edição do evento (entre 1992 e 1999 a companhia esteve em Portugal), contou com mais de 200 peças que foram oferecidas ao público no melhor sistema 'pague quanto quiser ou puder'.
Isso sem falar no DramaMix que reuniu 78 dramaturgos, respectivos diretores e cerca de 200 atores para fazer a leitura encenada de textos em intervalos de uma em uma hora.

Tudo isso debaixo de uma lona com capacidade para 200 pessoas erguida especialmente para esse fim.

O Satyrianas envolveu nessa ação outros grupos de teatros de toda a capital. Dentre os participantes estiveram o Espaço Parlapatões, Galpão do Folias, Teatro Bibi Ferreira, Tusp e até o Museu da Língua Portuguesa que apresentaram seus
espetáculos a cachês simbólicos, sob o mesmo sistema proposto pela comemoração.
Integração no improviso da arte - Mas o que mais me chamou a atenção foi a disposição das pessoas que, em plena 2 da madrugada de sexta-feira, curtiam descompromissadamente o som de uma banda montada estrategicamente no meio da praça. Ali eram recitados poemas e qualquer pessoa que quisesse "mostrar sua arte" podia entrar e se instalar. Um verdadeiro sarau a céu aberto. Assim mesmo, no improviso.
Meu segredo - Durante os quatro dias de evento, o público recebeu também cartões-postais para colocar ali suas confidências amorosas. Não era necessário se identificar. A iniciativa fez parte da ação "Meu Segredo" que utilizará tais confidências no estudo e confecção do enredo da peça Hipóteses para o Amor e a Verdade, previsto para estrear em 2008, em um dos espaços dos Satyros.

Desejo vida longa às Satyrianas! Esse grande encontro com a arte, com a emoção humana e com a beleza da celebração à vida a céu aberto. No passo dessa dança, o colorido se fez presente e a paixão com que esses artistas se debruçaram em seu fazer teatral contagiou os espectadores que, como eu, deixaram a velha praça com os olhos mais brilhantes.

Para saber tudo o que rolou nas Satyrianas, entre no site: http://www.blogger.com/www.satyros.com.br

Momentos da festa:


Nenhum comentário: